MDH – Processo Seletivo 2019 – Segunda Seleção – Edital

Informamos que as inscrições para o curso de Mestrado em Desenvolvimento Humano – Turma A (terças e quinta-feiras) e Turma B (sexta-feira e sábado) foram prorrogadas até o dia 18/02/19.

UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ

Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação

Programa de Pós-graduação em

Educação e Desenvolvimento Humano

Mestrado em Desenvolvimento Humano:

Formação, Políticas e Práticas Sociais

Instruções gerais para Processo Seletivo – Turma 2019 – 2ª Seleção

A Coordenação do Programa de Pós-graduação em Educação e Desenvolvimento Humano e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade de Taubaté tornam público que estarão abertas, no período de 21 de dezembro de 2018 a 18 de fevereiro de 2019 (prorrogado), as inscrições para o Processo Seletivo-Turma 2019 do curso de Mestrado em Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas Sociais (MDH), conforme descrito a seguir:

I – DA CARACTERIZAÇÃO

O Mestrado em Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas Sociais da Universidade de Taubaté é um mestrado acadêmico interdisciplinar, reconhecido pela CAPES. Estrutura-se na área de concentração denominada Desenvolvimento Humano, Políticas Sociais e Formação, e tem como objetivos principais: formar pesquisadores e gerar conhecimentos a partir de uma perspectiva interdisciplinar do desenvolvimento humano, tendo como fio condutor a formação (formal e informal) em seus diversos contextos.

Os estudos e trabalhos desenvolvem-se ao longo de duas linhas de pesquisa:

  1. Desenvolvimento Humano, Identidade e Formação – cujo objetivo é pesquisar a influência da formação na construção das identidades e das representações sociais do sujeito e seu impacto no desenvolvimento humano;

  2. Contextos, Práticas Sociais e Desenvolvimento Humano – cujo objetivo é investigar os ambientes (imediatos e distantes) e contextos da formação e suas contribuições para o desenvolvimento humano.

As atividades do programa, incluindo aulas, seminários, palestras, orientações e reuniões de grupos de estudos, desenvolvem-se ao longo da semana. As terças e quintas-feiras, nos períodos de tarde e noite, estão reservadas prioritariamente para as aulas presenciais e as orientações dos mestrandos.

II – DAS INSCRIÇÕES

Poderão se inscrever para o Processo Seletivo os portadores de Diploma de Graduação reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Excepcionalmente, serão aceitos certificados de conclusão de curso para candidatos que não tiveram seus diplomas expedidos. As inscrições deverão ser feitas no período de 21 de dezembro a 18 de fevereiro de 2019 (prorrogado).

Para realizar a inscrição o candidato deverá:

  • Preencher a ficha de inscrição disponível no site da Empresa de Pesquisa, Tecnologia e Serviços da Universidade de Taubaté – EPTS: http://www.epts.com.br/matricula-pos.asp;

  • Pagar a taxa de inscrição, no valor de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais), por meio do boleto bancário gerado pelo site;

  • Imprimir o comprovante de pagamento, disponível no site um dia após o pagamento do boleto bancário ou apresentar o comprovante de pagamento bancário original no ato da inscrição;

  • Encaminhar para a Secretaria do Programa, localizada à Rua Visconde do Rio Branco, 210 – Centro – CEP: 12020-040, Taubaté, SP, a partir de 20 de janeiro de 2019, os documentos para inscrição abaixo relacionados no horário de 08h às 12h e de 14h às 17h.

Obs. 1: O candidato não deve deixar sua inscrição para os últimos dias. A Universidade de Taubaté não se responsabilizará por problemas de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como de outros fatores técnicos que impossibilitem o processamento dos dados. O candidato deve atentar para o período de um dia, necessário para a comprovação do pagamento e liberação do comprovante no site.

Obs. 2: Os documentos podem ser enviados pelos Correios, sendo o prazo máximo para seu envio o dia 06 de fevereiro de 2018, valendo a data da postagem nos Correios.

Obs. 3: Ao se inscrever o candidato declara conhecer e aceitar as condições e normas estabelecidas neste Processo Seletivo.

Documentos para inscrição:

  • Ficha de inscrição disponível no site http://www.epts.com.br/matricula-pos.asp

  • Cópia do Diploma do Curso de Graduação ou Declaração de Conclusão – para recém formados, devendo ser substituída por cópia do Diploma até o último dia de aula do curso

  • Cópia do Histórico Escolar da Graduação

  • Cópia da Cédula de Identidade (RG)

  • Cópia do Título de Eleitor

  • Cópia do CPF (ou passaporte para estrangeiros)

  • Certidão de Nascimento ou de Casamento

  • Prova de quitação com o serviço militar (sexo masculino)

  • Duas fotos 3×4 recentes

  • Currículo Vitae com documentação comprobatória

  • Comprovante de pagamento da taxa de inscrição

  • Anteprojeto de pesquisa, conforme modelo disponível (o anteprojeto substitui a carta de motivação) (Clique aqui para Baixar)

A responsabilidade pela documentação entregue no ato da inscrição é do candidato. A documentação solicitada neste Processo Seletivo não será revisada no ato de recebimento e deverá ser acondicionada em pasta ou envelope identificado, quando entregue por terceiros. Não será aceita inscrição por fac-simile ou por correio eletrônico.

Terá a inscrição anulada o candidato que não atender a todos os requisitos e as exigências deste Processo Seletivo.

A taxa de inscrição não será restituída em hipótese alguma.

A lista de inscrições deferidas será divulgada no site http://mpemdh.unitau.br/ e na Secretaria do Programa a partir do dia 19 de fevereiro de 2019 (prorrogado).

III – DO PROCESSO SELETIVO

Serão oferecidas 15 (quinze) vagas para o curso de Mestrado em Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas Sociais, não sendo obrigatório o preenchimento de todas as vagas.

O Processo Seletivo constará de:

  • Análise do currículo e do anteprojeto (de caráter classificatório).

  • Prova escrita (de caráter classificatório e eliminatório): a ser realizada em 21 de fevereiro de 2019 (prorrogado), das 19h às 22h, na Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG), localizada à R. Visconde do Rio Branco 210 – Centro – CEP: 12020-040, Taubaté, SP. As características da prova escrita estão indicadas no Anexo 1.

  • Resultados da prova escrita e divulgação dos horários das entrevistas: dia 25 de fevereiro de 2019 (prorrogado) no site http://mpemdh.unitau.br/

  • Entrevista (de caráter classificatório e eliminatório): a ser realizada no dia 26 de fevereiro de 2019 (prorrogado), nos períodos determinados pela coordenação, de acordo com a necessidade e em função do número de candidatos.

  • Resultados finais e matrícula: resultados finais divulgados no dia 28 de fevereiro de 2019 (prorrogado), no site http://mpemdh.unitau.br/, e matrícula conforme indicações a seguir.

Não haverá revisão de provas ou dos resultados oficiais de nenhuma das fases do Processo Seletivo.

Ao se inscrever o candidato aceita as condições e normas estabelecidas neste Processo Seletivo.

IV – DA MATRÍCULA

A matrícula em primeira chamada será realizada nos dias 07 e 08 de março de 2019 (prorrogado), na Secretaria do Programa, localizada à R. Visconde do Rio Branco 210 – Centro – CEP: 12020-040, Taubaté, SP, no horário das 08h às 12h e das 14h ás 17h.

Para a matrícula, o candidato aprovado deverá:

  • preencher ficha de matrícula disponível no site http://www.epts.com.br/matricula-pos.asp;

  • pagar a primeira parcela do investimento, no valor de R$ 1.200,00 (mil e duzentos reais), por meio do boleto bancário gerado pelo site;

  • entregar, na Secretaria do Programa, os documentos para matrícula abaixo relacionados:

Documentos para matrícula:

  • Ficha de matrícula disponível no site http://www.epts.com.br/matricula-pos.asp

  • Cópia e original do comprovante de quitação da primeira parcela do investimento (boleto bancário quitado)

O não comparecimento para efetivação da matrícula, nas datas estabelecidas, será considerado como desistência e implicará no cancelamento automático da aceitação do candidato para o Curso.

A partir de 11 de março de 2019 será aberta a segunda chamada para a matrícula nos cursos, caso existam vagas remanescentes e a critério da coordenação do Programa.

O início das aulas será no dia 12 de março de 2019, em local e horário a serem divulgados posteriormente.

Um exame de proficiência em língua estrangeira (inglês) será exigido ao longo do desenvolvimento do curso, uma vez o candidato aprovado.

V – DO INVESTIMENTO

  • Taxa de inscrição para o Processo Seletivo, no valor de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais), efetuada por meio do boleto bancário.

  • Valor do investimento no curso de 26 parcelas de R$ 1.200,00 (mil e duzentos reais), das quais a primeira deverá ser paga no ato da matrícula.

VI – INFORMAÇÕES

Informações podem ser obtidas:

  1. No site http://mpemdh.unitau.br/

  2. Na Secretaria do Programa, localizada à R. Visconde do Rio Branco 210 – Centro – CEP: 12020-040, Taubaté, SP, das 08 às 12h e das 14h às 17h.

  3. Pelo telefone (12) 3624-1657

ANEXO 1 – SOBRE A PROVA ESCRITA

A prova escrita tem caráter classificatório e eliminatório. Serão convocados para a etapa seguinte do Processo Seletivo um total de candidatos de até uma vez e meia o número de vagas oferecidas, com base no número de questões acertadas na prova. Em caso de empate na última colocação para a etapa seguinte, todos os candidatos empatados serão convocados.

Será automaticamente eliminado do Processo Seletivo o candidato que obtiver nota zero na prova escrita.

A prova consistirá em um conjunto de questões abertas e/ou de múltipla escolha, versando sobre temas correlatos às linhas de pesquisa do Mestrado em Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas Sociais.

A bibliografia encontra-se a seguir. Os textos indicados como ARTIGOS podem ser obtidos gratuitamente via internet no sítio da biblioteca SciELO (http://www.scielo.br), conforme indicado.

No dia da prova, o candidato deverá portar lápis ou lapiseira, borracha, caneta esferográfica com tinta azul ou preta e um documento de identidade com foto.

A entrada de candidatos será permitida até antes da saída do primeiro candidato a concluir a prova. A permanência mínima para a prova é de uma hora.

Bibliografia:

LIVROS

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 29. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

SENNETT, Richard. A corrosão do caráter: as conseqüências pessoais do trabalho no novo capitalismo. 4.ed. Rio de Janeiro: Record, 2000.

ARTIGOS

ALVES, J. S. S.; RODRIGUES, O.; SÁ, M. A. A. S.; BRISOLA, E. A. Educação em crise. Revista Magistro, v. 1, n. 13, p. 186-197, 2016.

Disponível em: <http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/magistro/article/view/2898/2082>

BARRETTO, E. S. S. Políticas de formação docente para a educação básica no Brasil: embates contemporâneos. Rev. Bras. Educ., Set 2015, vol.20, no.62, p.679-701.

Disponível em:

<http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v20n62/1413-2478-rbedu-20-62-0679.pdf>

CHAMON, E. M. Q. O. Estratégias identitárias de professores em uma formação docente. Revista Ibero-americana de Estudos em Educação, v. 10, n. 3, p. 874-887, 2015.

Disponível em: < http://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8097/5502>

GATTI, B. A. Educação, escola e formação de professores: políticas e impasses. Educar em Revista, Curitiba, n. 50, p. 51-67, out./dez. 2013.

Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/er/n50/n50a05.pdf>

LENOIR, Y. Três interpretações da perspectiva interdisciplinar em educação em função de três tradições culturais distintas. Revista E-Curriculum, v. 1, n. 1, p. dez/jul 2005-2006.

Disponível em: <http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/3109/2049>

PAULA, M. A. B.; SOUZA, G. J.; CONTE, M. B. F. Educação em saúde e a melhoria da qualidade de vida do trabalhador. Revista Ciências Humanas, v. 8, n. 1, p. 52-59, jun. 2015.

Disponível em: <http://www.rchunitau.com.br/index.php/rch/article/view/265/158>

PEREIRA, M. M. C. M.; LEÃO, M. A. B. G.; FEREIRA, R. M. G.; SILVA, A. L. Conciliação Família e trabalho: foco na mulher adolescente. Ângulo, v. 136, p. 28-38, jan/mar 2014.

Disponível em: <http://fatea.br/seer/index.php/angulo/article/download/1218/952>

PIRES, L.; RODRIGUES, A. M. ; FISBERG, M.; COSTA, R. F.; SCHOEN-FERREIRA T. H. Qualidade de Vida de Adolescentes Modelos profissionais. Psicologia: Teoria e Pesquisa (UnB. Impresso), v. 28, n. 1, p. 71-76, jan/mar 2012.

Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/ptp/v28n1/09.pdf>

STRECK, D. R. Entre emancipação e regulação: (des)encontros entre educação popular e movimentos sociais. Revista Brasileira de Educação v. 15, n. 44, 300-310, maio/ago. 2010.

Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v15n44/v15n44a07.pdf>

STROMQUIST, N. P. Educação Latino-Americana em Tempos Globalizados. Sociologias, Porto Alegre, v. 14, n. 29, p. 72-99, jan./abr. 2012.

Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/soc/v14n29/a04v1429.pdf>

MDH – Segunda Seleção – EDITAL [PDF]