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MPE – Temas de dissertação

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Visitas Técnicas

Abril – 2015: Escola Esfera – São José dos Campos.

O objetivo da visita técnica à Escola Esfera foi conhecer a Proposta Curricular da Escola e como ela se articula no dia-a-dia da escola.

A Escola Esfera tem como missão formar os alunos para que utilizem seus conhecimentos para o bem comum, capazes de interagir em um contexto internacional. Para isso, oferece educação bilíngue em todas as suas modalidades de ensino: Educação Infantil e Ensino Fundamental.

A Escola possui Certificação Internacional da International Baccalaureate – IB, fundação sem fins lucrativos que oferece três programas de educação internacional para alunos de 3 a 19 anos. Estes programas objetivam o desenvolvimento intelectual, pessoal e emocional, além das habilidade de viver, aprender e trabalhar num mundo globalizado. A Esfera é certificada pelo IB e autorizada a oferecer o Primary Years Programme – PYP, para a Educação Infantil e Ensino Fundamental I e candidata para o Middle Years Programme, certificação do IB para o Ensino Fundamental II.

A Escola também é associada à UNESCO desde 2008 e atua com o compromisso de disseminar a missão e os propósitos estabelecidos, em nível internacional, em acordo entre os países membros das Nações Unidas.

Durante a Visita, os mestrandos puderam conhecer as dependências da escola, por meio de uma visita guiada pela Diretora Geral, Profa. Andrea Cianflone Zacharias de Andrade.

Em seguida, a Diretora da Escola apresentou para os mestrandos os pilares que fundamentam a Proposta Pedagógica da escola, seus valores e missão, enfatizando o caráter bilíngue da escola, a fim de contribuir para a formação de cidadãos com consciência internacional, capazes de atuar de forma harmoniosa consigo mesmos, com os outros e com o ambiente. Para tanto, a escola procura enfatizar o trabalho pedagógico com rigor acadêmico, mas sem desconsiderar as aptidões de cada um de seus alunos e as habilidades que ainda precisam ser desenvolvidas, a fim de promover a experiência, já na própria escola, de ambientes de cooperação, solidariedade e respeito.

Por fim, os mestrandos puderam fazer algumas questões sobre o funcionamento da escola, seu atendimento, visão e ação no cotidiano.

Home page: http://www.escolaesfera.com.br/pt/

Outubro – 2015: Centro Terapêutico Educacional Municipal Especializado – CEMTE “Madre Cecília” – Taubaté.

O objetivo da visita técnica ao CEMTE Madre Cecília foi conhecer o atendimento inclusivo que a escola oferece aos alunos atendidos.

O Centro Educacional Municipal Terapêutico Especializado “Madre Cecília” objetiva a orientação global da educação de pessoas com necessidades especiais, criando condições adequadas para seu desenvolvimento pleno, com vistas ao exercício consciente da cidadania. Desde meados de 2008 a escola funciona em um prédio totalmente adaptado, com amplas salas de aula, quadra poliesportiva coberta, piscina aquecida semi-olímpica, e com área específica para atendimentos médicos e técnicos.

Além de docentes e estagiários, trabalham no CEMTE assistentes sociais, médicos, dentistas, enfermeiros, fonoaudiólogos, psicólogos, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.

Os alunos são atendidos em oficinas diversas, cursos pre-profissionalizantes, além de promover sua inclusão no ensino regular.

Durante a visita, os mestrandos puderam conhecer as dependências da escola, bem como observar alguns dos atendimentos especializados oferecidos, como aula de música e natação.

A equipe multidisciplinar que coordena as atividades no Colégio apresentou para os mestrandos a Proposta da Escola, sua missão, visão e abrangência de atendimento, articulando-os ao referencial teórico acerca da Inclusão e Diversidades, permitindo uma discussão sobre estas questões.

Os mestrandos também tiveram oportunidade de fazer questionamentos sobre a estrutura de funcionamento da escola, seu atendimento, bem como sobre os principais desafios encontrados na prática do dia-a-dia.

Home page: http://cemtemadrececilia.blogspot.pe/

Outubro – 2016: Instituto Pandavas – Monteiro Lobato

O objetivo da visita técnica ao Instituto Pandavas foi permitir que os alunos do Programa de Pós-Graduação em Educação pudessem conhecer as práticas interdisciplinares desenvolvidas pela escola, a partir da observação do espaço educativo e da interação com a diretora, os professores e os alunos.

O Instituto Padanvas se caracteriza como uma instituição de ensino privada que oferece o Ensino Fundamental a crianças e adolescentes de diferentes segmentos sociais. É gratuita para as famílias de baixa renda e cobra mensalidades proporcionais às rendas das demais famílias. Foi fundada em 1977, inicialmente como um lar assistencial para crianças em situação de vulnerabilidade social. Para atender educacionalmente as crianças ali abrigadas, voltou-se para à prática pedagógica, deixando sua função assistencial e passando a oferecer escolarização para a clientela do bairro.

Apresenta uma proposta de integração curricular, por meio da qual os alunos, ao invés de disciplinas, aprendem por meio de desafios vinculados a projetos para o desenvolvimento de habilidades.

Durante a visita, os mestrandos puderam conversar com a diretora, e também fundadora, Profa. Mara, a qual apresentou a história da escola e a forma como se organizam as práticas pedagógicas, sobretudo quanto ao desenvolvimento dos Núcleos de autonomia e o desenvolvimento de projetos interdisciplinares.

Em seguida, os alunos realizaram uma visita pelas dependências da escola, monitorados por alguns alunos do Ensino Fundamental.

Home page: http://www.institutopandavas.org.br/

Revista Ciências Humanas
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