Identificação do Mestrado Profissional em Educação

Identificação

Denominação:   Mestrado Profissional em Educação Nível: Mestrado Profissional Grande Área: Educação Coordenação: Profa. Dra. Edna Maria Querido de Oliveira Chamon

Instituição
Universidade de Taubaté – UNITAU PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
 
Pró-reitor: Prof. Francisco José Grandinetti
Rua Visconde do Rio Branco, nº 210 – Centro Tel: (12) 3625-4218 / (12)3625-4151
 
REITORIA
Reitora: Prof. Dr. José Rui de Camargo Rua 4 de Março, nº 432 – Centro

Professores Participantes

Ana Maria Gimenes Corrêa Calil

Possui graduação em Economia e Pedagogia pela Universidade de Taubaté e mestrado em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Atualmente é doutoranda pelo mesmo programa na PUCSP. É Professora Assistente, lotada no Depto de Pedagogia, na disciplina Metodologia da Educação Infantil e Ensino Fundamental, na Universidade de Taubaté. Possui experiência na área de Formação de Professores, atuando junto à formação inicial e continuada nas redes públicas. Pesquisa sobre a formação de professores, professores iniciantes. Desenvolve Projeto de Extensão na área de Ensino de Ciências. Mais informações: em Lattes.

Edna Maria Querido de Oliveira Chamon

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Nogueira da Gama (1991), graduação em Sciences de L Education – Université de Toulouse II (Le Mirail) (1994), mestrado em Sciences de L Education – Université de Toulouse II (Le Mirail) (1995), doutorado em Psicologia – Université de Toulouse II (Le Mirail) (1998) e pós-doutorado em Educação na UNICAMP (2003). Atualmente é professora assistente doutora da Universidade de Taubaté (UNITAU), em Taubaté, SP e Pesquisador colaborador na Universidade de Campinas (UNICAMP) no Departamento de Arquitetura e Construção da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo. Tem experiência em Educação a Distância (Implementação e Gestão de Cursos e Materiais), além avaliação institucional e de cursos (SINAES e CEE). É assessora ad hoc da FAPESP e do CNPq, da ANPEPP e do JIRS. É membro de corpo editorial e científico de várias revistas nacionais e internacionais. Trabalha em Projetos Institucionais: PIBID (Capes) (Construção e Implementação), e Projeto Procampo. Criou e Coordena o Mestrado Interdisciplinar de Desenvolvimento Humano. Coordena projetos de pesquisa com fomento do CNPq e da CAPES. Atua nas áreas de Pesquisa em Psicologia Social, Educação e Educação do Campo, com ênfase em representação social e identidade profissional. Seus temas de interesse concentram-se nas seguintes áreas: representação social; educação do campo, estresse e coping; qualidade de vida no trabalho; e, identidade profissional. Mais informações: em Lattes

Juliana Marcondes Bussolotti

Possui graduação em Artes com licenciatura em Artes Cênicas ECA – USP. Mestrado em Ciências Ambientais pela Universidade de Taubaté – UNITAU. Doutora em Geografia UNESP – Rio Claro, SP. Professora assistente III da Universidade de Taubaté (professora desde 2001 no Departamento de Gestão e Negócios), desde 2009 atua na EAD – Unitau. Atualmente é Coordenadora de Área de Linguagens e Códigos e do curso de Licenciatura em Geografia no Núcleo de Educação a Distância da EAD – Unitau. Participa do Programa de Pós-graduação em Educação e Desenvolvimento Humano (PPGEDH) da Unitau.Trabalhou de 1980 até 1998 na educação básica. Tem experiência na área de Turismo receptivo e ecoturismo (gerência em hotelaria por mais de 17 anos). Participa de grupos de pesquisa, tais como: Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Saberes e Práticas em Educação à Distância; Conservação da Natureza da Zona Costeira; Paisagens Multifuncionais: Gestão, Proteção, Sustentabilidade, Resiliência, Riscos; Uso Público em Áreas Protegidas do Estado de São Paulo. Atua como consultora na área de educação, educação ambiental, Unidades de Conservação e Turismo. Participa de organizações não governamentais desde 1991 em projetos e representação em conselhos de Unidades de Conservação. Cursando pós-graduação em Designer Instrucional na UNIFEI. Mais informações: em Lattes.

Maria Aparecida Campos Diniz de Castro

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Taubaté (1983), mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995), doutorado (2000) e Pós-doutorado em Educação: Psicologia da Educação (2004-2006) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo com pesquisa realizada sobre o tema “A Constituição dos Saberes, o Pensar e o Agir mais Resiliente na Gestão: Percursos de Formação e Desenvolvimento Profissional”, sob orientação da Profª Drª Vera Maria Nigro de Souza Placco. Foi professora colaboradora doutora da Universidade de Taubaté, no quadro docente efetivo do Departamento de Pedagogia. Foi membro do Conselho Universitário da UNITAU, Coodenadora Geral da Central de Estágios (2006-2010) e responsável pela Coordenação Pedagógica da Educação a Distância na Universidade de Taubaté (2006-2011). Ocupou o cargo em comissão de Diretora na Secretaria de Educação Municipal de Taubaté, entre janeiro de 2012 a novembro de 2014. Atualmente atua como: pesquisadora e coordenadora de projetos de pesquisa financiados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional CAPES e PIBID; coordenadora do grupo de pesquisa e linha 3 e docente do Mestrado em Desenvolvimento Humano: Formação, Politicas e Práticas Sociais; professora dos cursos de pós-graduação em diversas áreas com a disciplina Didática e Metodologia do Ensino Superior e Psicologia da Educação e do Desenvolvimento e Programas de Formação Continuada numa parceria da Universidade com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo; coordenadora do curso de Pós-graduação em Gestão Escolar para formação de profissionais da educação para Administração, Planejamento, Inspeção, Supervisão e Orientação Educacional para Educação Básica; e por fim atua também como professora adjunta e pesquisadora do Centro Universitário Modulo e da Universidade Cruzeiro do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão Educacional e Formação Continuada, especialista nos seguintes temas: Desenvolvimento humano, aprendizagem e cognição do adulto, formação profissional docente, constituição dos saberes pedagógicos, gestão escolar e resiliência. Mais informações: em Lattes.

Maria Auxiliadora Ávila dos Santos Sá

Pós-doutorado no Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC/CCHS), Madri, Espanha (2010). Doutora em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004), Mestre em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999) e graduada em Serviço Social pela Universidade de Taubaté (1974). Como assistente social atuou nas áreas da assistência social, educação e saúde. Atualmente, é professora aposentada na Universidade de Taubaté, com inserção na graduação e na pós-graduação (lato sensu), lecionando as disciplinas Política Social, Metodologia do Trabalho Científico, Didática do Ensino Superior e Relações entre Escola e Família. É docente no Mestrado Interdisciplinar em Desenvolvimento Humano: formação, políticas e práticas sociais. Participou em bancas de Mestrado e Doutorado em Programas de Pós-graduação em Educação, Fonoaudiologia e Liguística, em razão de seu trabalho e estudo sobre o envelhecimento. Como coordenadora do Núcleo de Estudos sobre Desenvolvimento Humano, Envelhecimento e Gênero, desenvolve pesquisas sobre política social do idoso, envelhecimento (desenvolvimento) vital e profissional na perspectiva de gênero. Mais informações: em Lattes.

Mariana Aranha de Souza (Colaboradora)

Doutora em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2011), Mestre em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006) e graduada em Pedagogia pela Faculdade Maria Augusta Ribeiro Daher (2001). Atualmente é Professora do Mestrado em Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas Sociais da UNITAU e do Mestrado Profissional em Educação da UNITAU. É pesquisadora do GEPI (Grupo de Estudos e Pesquisas em Interdisciplinaridade) da PUC/SP. Atua como Coordenadora e Supervisora Pedagógica de Objetos de Aprendizagem da Educação à Distância da UNITAU (Convênio EPTS/UNITAU). É docente do Centro Universitário do Sul de Minas – UNIS. Tem experiência como Administradora Escolar em Centros Educacionais de Educação Básica e Educação de Jovens e Adultos do SESI-SP, e como Professora Universitária e de Educação Básica. Atua principalmente com os seguintes temas: Interdisciplinaridade, Formação de Professores, Currículo, Gestão Escolar, Educação à Distância, uso de Tecnologias e Metodologias Ativas de Aprendizagem. Mais informações: em Lattes

Neusa Banhara Ambrosetti

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Taubaté (1967), mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989) e doutorado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996). Fez estágio de Pós Doutorado no Programa de Psicologia da Educação na Pontifícia Universidade católica de São Paulo (2006). Atualmente é professor assistente doutor da Universidade de Taubaté, na disciplina Psicologia da Educação e responde pela Coordenadoria de Formação de Professores na mesma instituição. Tem atuado na formação continuada de professores em sistemas públicos de ensino e realiza pesquisas na área de formação de professores, principalmente nos seguintes temas: formação inicial e continuada, professor formador e saberes docentes. Mais informações: em Lattes.

Patricia Diana Edith Belfort de Souza Camargo Ortiz Monteiro

Graduada em Agronomia pela Universidade de Taubaté. Especialista em Planejamento e Manejo de Unidades de Conservação (CATIE/Costa Rica). Especialista em Turismo e Meio Ambiente (SENAC/CEATEL). Especialista em Gestão Ambiental (USP). Doutora em Ciências Ambientais pela Universidade de Taubaté. Consultora em Turismo e Meio Ambiente. Atualmente é Professora Assistente Doutora da Universidade de Taubaté, Coordenadora Geral da Educação a Distância e Diretora Executiva da Empresa de Pesquisa, Tecnologia e Serviços da Universidade de Taubaté. Experiência de 18 anos em consultorias e de 13 anos em projetos sócio ambientais, em parceria com Unidades de Conservação/Programas de Interação Sócio-ambiental e Uso Público. Atua nos temas: Educação, Educação a Distância, Educação Ambiental, Unidades de Conservação, Turismo Sustentável e Comunidades Tradicionais. Mais informações: em Lattes.

Rachel Duarte Abdala

Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1999), graduação em Licenciatura em História pela Universidade de São Paulo (1999), mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (2003) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2013). Atualmente é professora assistente da Universidade de Taubaté e professor assistente da Universidade de Taubaté. Tem experiência na área de História, com ênfase em História, atuando principalmente nos seguintes temas: fotografia, representação, educação, cultura e reforma. Mais informações: em Lattes.

Renato de Sousa Almeida

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995), mestrado em Neurociências e Comportamento pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Neurociências e Comportamento pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é professor assistente doutor da Escola Superior de Cruzeiro e professor assistente doutor da Universidade de Taubaté. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em neurofisilogia e fisiologia do exercício, atuando principalmente nos seguintes temas: neurotransmissão, fisiologia do exercício, atividade física e saúde no envelhecimento. Mais informações: em Lattes.

roseli

Roseli Albino dos Santos

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Taubaté (1990), mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002) e doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Atualmente é professor assistente doutor da Universidade de Taubaté efetivo, lotado no Departamento de Pedagogia, concursada na disciplina Fundamentos da Educação especial, com atuação na graduação, extensão universitária e pós-graduação. Responsável pela coordenação do programa de atendimento aos alunos com necessidades especiais da Universidade de Taubaté e coordenação de área do subprojeto de licenciatura em pedagogia do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência PIBID da CAPES. Participa do corpo permanente de docentes do curso de mestrado em Desenvolvimento Humano: formação, políticas e práticas sociais e coordena o curso de pós-graduação ( lato senso) em psicopedagogia. Atuou durante quase vinte anos como professora de educação básica em classes especiais e salas de recursos para alunos com deficiência mental da rede pública estadual de ensino de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Sociologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, práticas educacionais, política educacional, inclusão, educação inclusiva e trajetória escolar. Mais informações: em Lattes.

Suelene Regina Donola Mendonça

Possui graduação em Pedagogia com Habilitação em Deficientes da Audio Comunicação pela Universidade de Taubaté (1981), Mestrado em Educação: Psicologia da Educação – Ponticífia Universidade Católica de São Paulo (2002) e Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007). Professora da Educação Básica II – Educação Especial (Def. Auditivos). Secretaria da Educação do Estado de Sao Paulo (1982-2012) .Professor Colaborar da Universidade de Taubaté (1998-2009). Assistente III da Universidade de Taubaté (2010), lotada no Departamento de Pedagogia, concursada na disciplina de Didática, com atuação na graduação e pós-graduação. Psicopedagoga do Programa de Atendimentos aos Alunos com Necessidades Educacionais Especiais da Universidade de Taubaté. Participou do corpo docente do curso de Mestrado em Desenvolvimento Humano : Formação, Políticas e Práticas Sociais da Universidade de Taubaté (2012/2013). Atualmente participa do corpo docente do Mestrado Profissional em Educação da mesma instituição.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Didática, Políticas e Praticas Inclusivas, Psicologia da Educação, Atuando principalmente nas seguintes áreas: educação especial, educação inclusiva, educação de surdos, desenvolvimento, ensino e aprendizagem. Mais informações: em Lattes.

Suzana Lopes Salgado Ribeiro

Graduou-se em História pela Universidade de São Paulo (bacharelado 1998 e licenciatura 2003), onde também concluiu seu mestrado (2002) e seu doutorado (2007) em História Social. Atualmente, é Diretora da Fala Escrita, professora da UNIP – Universidade Paulista e da FASC Faculdade Santa Cecília. Realiza seu Pós-doutoramento no do Centro Simão Mathias de História da Ciência, CESIMA – PUC-SP e é pesquisadora do Núcleo de Estudos em História Oral, Neho USP e do Grupo de Estudos em Novas Narrativas, GENN – USP. Lecionou na Universidade Agostinho Neto, em Luanda – Angola (2005) e realizou estágio de pesquisa no Oral History Research Office da Universidade de Columbia, em Nova York – EUA (2006). É autora de livros. Entre suas principais obras estão: “Guia prático de História Oral” (2011), “Vozes da marcha pela terra” (indicado para o prêmio Jabuti em 1998), “Vozes da Terra – história de vida dos assentados rurais de São Paulo” (2005) e “Produção do conhecimento histórico” (2009/2010), além artigos em livros e periódicos. Desenvolveu ainda materiais de apoio acadêmico e ministrou cursos para a Universidade Aberta do Brasil – UAB. Tem experiência de pesquisa e de docência em História, Artes, Comunicação e Metodologia de Pesquisa, atuando principalmente com os seguintes temas: Procedimentos Metodológicos, Memória, Identidade, Direitos, Cidadania e Educação. Atualmente ampliou sua área de atuação ao realizar trabalhos com pesquisa e organização de acervos institucionais junto a equipe de trabalho que coordena na Fala Escrita. Mais informações: em Lattes.

Virginia Mara Próspero da Cunha

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade de Taubaté (1986), graduação em Licenciatura em Pedagogia, habilitação em Administração Escolar, pela Universidade de Taubaté (1989), graduação em Licenciatura em Pedagogia, habilitação em Magistério, pela Faculdade de Educação de Guaratinguetá (1996), MESTRADO em Educação: Psicologia da Educação, pela Pontificia Universidade Católica de São Paulo (2003) e DOUTORADO em Educação: Psicologia da Educação, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009). É PROFESSORA ASSISTENTE III, efetiva, titular das disciplinas: FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA, DIDÁTICA APLICADA À EDUCAÇÃO FÍSICA, EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR e ESTÁGIO SUPERVISIONADO, da UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ – SP, tendo atuado como Coordenadora Pedagógica do curso de Educação Física, de maio de 2008 a fevereiro de 2010 e Coordenadora Geral de TCC. Atualmente é Diretora do Departamento de Educação Física da UNITAU. Tem experiência na área de Educação Física Escolar e Educação, com ênfase em Avaliação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Física Escolar, Avaliação da Aprendizagem, Filosofia aplicada à Educação Física, Atividades Lúdicas na Educação Básica e formação de professores. Professora Coordenadora do Subprojeto Educação Física PIBID/UNITAU (CAPES) – 2011. Membro do Conselho Curador da FAPETI/UNITAU. Mais informações: em Lattes.

Identificação

Denominação:   Mestrado Profissional em Educação Nível: Mestrado Profissional Grande Área: Educação Coordenação: Profa. Dra. Edna Maria Querido de Oliveira Chamon

Instituição
Universidade de Taubaté – UNITAU PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
 
Pró-reitor: Prof. Francisco José Grandinetti
Rua Visconde do Rio Branco, nº 210 – Centro Tel: (12) 3625-4218 / (12)3625-4151
 
REITORIA
Reitora: Prof. Dr. José Rui de Camargo Rua 4 de Março, nº 432 – Centro