Estrutura do Mestrado Profissional em Educação

Linhas de pesquisa do curso

O Mestrado Profissional em Educação concentra-se na área de “Formação Docente para a Educação Básica”. Esta área de concentração agrupa as pesquisas e trabalhos sobre formação e profissionalização docente, abordando desde os estudos sobre o impacto de políticas e propostas educacionais na formação até a análise das práticas educativas em contexto. Uma perspectiva privilegiada desses estudos é a da inclusão escolar, centrada nos processos cognitivos e de aprendizagem de educandos e na formação e práticas de professores.

Dentro dessa área, as pesquisas desdobram-se em duas linhas:

Inclusão e Diversidade Sociocultural

Os projetos desenvolvidos nesta linha incluem estudos sobre diretrizes, programas e/ou propostas para educação inclusiva, centrados na formação e práticas de professores para educação inclusiva; na análise e elaboração de alternativas tecnológicas e pedagógicas de intervenção educativa buscando a adaptação à diversidade sociocultural; na história, no desenvolvimento e nos processos específicos de educação do campo; e, nos processos cognitivos e de aprendizagem de educandos. As pesquisas nesta linha fundamentam-se nos aportes teóricos da Sociologia e da Psicologia da Educação. Os estudos empíricos são caracterizados por uma combinatória de técnicas associando instrumentos quantitativos e qualitativos de coleta e análise de dados.

Formação Docente e Desenvolvimento Profissional

Pretende-se abordar questões relativas à formação inicial e continuada dos professores, a partir de estudos sobre a profissão e a constituição da identidade e profissionalidade docentes. Serão discutidas políticas públicas e propostas de formação de professores; as metodologias e estratégias de ensino; a produção e a utilização de recursos didáticos para o ensino, inclusive o uso de novas tecnologias. A investigação desses aspectos terá a instituição escolar, as práticas docentes e as situações concretas de ensino-aprendizagem na Educação Básica como fontes de estudo e reflexão.