Disciplinas

Disciplinas obrigatórias 

  • Metodologia de Pesquisa em Educação

Créditos: 4 Carga horária: 60h

A disciplina discute questões metodológicas fundamentais nos estudos em Educação e Ciências Sociais. Busca problematizar o método científico por meio de  técnicas de coleta, codificação e análise de dados tanto qualitativos – baseados em entrevistas, grupos focais e histórias de vida –, quanto quantitativos – baseados em questionários e bases de dados públicas, com uso de softwares de análise específicos.

  • Profissão Docente e Desenvolvimento Profissional

Créditos: 4 Carga horária: 60h

 A disciplina discute as contribuições de autores que vêm investigando o trabalho docente, a constituição da profissionalidade e o desenvolvimento profissional, a temática das competências e dos saberes docentes, tendo como pano de fundo o contexto das transformações sociais e culturais que vem modificando o papel da escola e dos professores na sociedade contemporânea.

  • Escola, Currículo e Diversidade

Créditos: 4 Carga horária: 60h

A disciplina fundamenta-se na teoria crítica do currículo e busca compreender o currículo na complexidade de sua expressão na escola tendo como eixo a relação escola-cultura. Objetiva o aprofundamento em referenciais teóricos que focam a escola como objeto de estudo.

  • Seminários Interdisciplinares

Créditos:3 Carga Horária:45h

Os seminários se desenvolvem ao longo de dois períodos consecutivos do curso. São planejados para funcionar como um espaço de discussão dos projetos em andamento. Os seminários são organizados em dois níveis: o das discussões coletivas, envolvendo alunos e professores, sobre projetos de dissertação; e o de palestras e discussões sobre o tema da Formação Docente para a Educação Básica, realizadas por pesquisadores convidados e professores do programa, normalmente com bases nas pesquisas em andamento.

Disciplinas eletivas

  • Educação Inclusiva e Diversidade

Crédito: 3 Carga horária: 45h

A disciplina fundamenta-se em subsídios teóricos da sociologia da educação e visa discutir e analisar a diversidade social na escola e a trajetória histórica e política dos processos de inclusão/exclusão escolar em seus diferentes percursos, tendo a escola contemporânea e, em particular, a escola brasileira como foco central dos estudos.

  • Práticas de Educação Inclusiva

Crédito: 3 Carga horária: 45h

A disciplina estuda os processos de desenvolvimento e aprendizagem, tendo em vista sua compreensão e suas implicações para a educação inclusiva, entendida em sentido amplo, tanto para a inclusão sociocultural como para a inclusão de alunos com necessidades especiais.

  • Conhecimento Escolar e Diversidade

Crédito: 3 Carga horária: 45h

A disciplina objetiva estudar os processos de construção do conhecimento. Oferece alternativas de reflexão sobre as necessidades de mudanças nas práticas pedagógicas, buscando novas atitudes diante da diversidade sócio-cultural dos aprendizes e construindo o conhecimento a partir dessa diversidade.

  • Políticas e Propostas de Formação Docente

Crédito: 3 Carga horária: 45h

A disciplina propõe a análise de políticas públicas e propostas de formação de professores, fundamentando-se em estudos sobre o conhecimento profissional docente e a ação de ensinar. Como resultante das discussões serão elaboradas pelos alunos propostas que atendam às necessidades de formação docente em seu espaço de atuação profissional.

  • Estratégias de Ensino e Aprendizagem

Crédito: 3 Carga horária: 45h

Tendo como referência as teorizações sobre os processos de aprendizagem, a disciplina analisa as dimensões teóricas e metodológicas do ato de ensinar, abordando o conceito de ensino e o conjunto de procedimentos e estratégias que favorecem a aprendizagem dos alunos.

  • Recursos Didáticos e Tecnológicos na Formação de Professores

Crédito: 3 Carga horária: 45h

A disciplina promove a reflexão sobre a relação entre a tecnologia, educação e a formação de professores. Apresenta os principais recursos tecnológicos e de comunicação e suas aplicações em ambientes educacionais diversificados, incluindo nesse conjunto as ações junto aos alunos com necessidades educacionais especiais. Subsidia o professor na utilização dos recursos diversos de Ambientes Virtuais de Aprendizagem para a elaboração de atividades para a educação básica.

  • Tópicos Especiais em Educação

Crédito: 3 Carga horária: 45h

A ementa desta disciplina é variável em função da evolução das pesquisas no programa. Envolve discussão sobre temas relevantes para a área de educação, incluindo políticas públicas para o setor, formação inicial e continuada, formação inclusiva, entre outros.

Infraestrutura

Não há laboratórios específicos para o curso.