Banco de Dissertações – MPE

Turma 2017 A

AUTOR

TÍTULO

DOWNLOAD

Ana Cláudia dos Santos

FORMAÇÃO CONTINUADA EXITOSA: efeitos no desenvolvimento profissional docente

Ana Elisa Ribeiro Vieira

A GESTÃO ESCOLAR NO CONTEXTO DAS ESCOLAS TÉCNICAS

Eliane Carneiro de Araújo

EXPECTATIVAS, DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA VOZ DE PROFESSORES INICIANTES NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Emerson Matos de Oliveira

ANÁLISE DO TRABALHO PSICOMOTOR NO DESENVOLVIMENTO MOTOR E COGNITIVO DE CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Irene Matsuno

PRÁTICAS PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: as possibilidades de ação para professores da Educação Básica

Marcelo do Nascimento

FORMAÇÃO EM SERVIÇO DE GESTORES ESCOLARES: POSSIBILIDADES E LIMTES DE UM PROCESSO FORMATIVO

Márcia Maria de Castro Buzzato

BONS PROFESSORES E SUAS PRÁTICAS: de quem estamos falando?

Patrícia Romana de Oliveira

HISTÓRIAS VIVIDAS, IDENTIDADES CONSTRUÍDAS: Experiências docentes com a educação integral

Paula Vilhena Louro Lopes

PRÁTICAS EDUCATIVAS INCLUSIVAS: atenção às possibilidades dos alunos público alvo da educação especial

Turma 2017 B

AUTOR

TÍTULO

DOWNLOAD

Anderson Magno de Almeida

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: perspectivas de professores da Academia Militar das Agulhas Negras

André de Araujo Moraes

SENTIDOS E SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS À FORMAÇÃO DOCENTE POR EGRESSOS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID)

André Frangulis Costa Duarte

O CONHECIMENTO PROFISSIONAL DOS DOCENTES DE ESPANHOL DA ACADEMIA MILITAR DAS AGULHAS NEGRAS

Angel Leckar Oliveira

A PRÁTICA EDUCATIVA DE DOCENTES ACERCA DOS CONTEÚDOS ATITUDINAIS NA ACADEMIA MILITAR DAS AGULHAS NEGRAS (AMAN)

Camila Pimentel Machado Gonçalves

REDE DE APOIO E HABILITAÇÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: uma possibilidade para o desenvolvimento de alunos autistas

Débora Laura França Costa e Silva

O DOCENTE NA ÁREA DA SAÚDE: a formação pedagógica para o enfermeiro

Kely Guimarães Rosa

SETOR DE ACESSIBILIDADE: ações para o processo de inclusão no Ensino Superior

Livia Roberta da Silva Velloso

AS SIGNIFICAÇÕES DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO ACERCA DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

Loryza Rodrigues Barbosa de Barros Natal

PRÁTICAS EDUCATIVAS EM ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO 1o. E 2o. ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Luciane Maria Molina Barbosa

TRAJETÓRIAS DE ESTUDANTES CEGOS E AS PRÁTICAS ESCOLARES INCLUSIVAS

Valéria Fernandes da Silva

SENTIDO E SIGNIFICADO: o que pensam os alunos sobre a sua formação no curso técnico integrado ao médio, de uma escola técnica do Vale do Paraíba

Turma 2016 A

AUTOR

TÍTULO

DOWNLOAD

Adriana Cristina de Lima Oliveira

ATENDIMENTO EDUCACIONAL A ALUNOS COM DEFICIÊNCIA: gestão e prática de ensino na sala de aula regular

Ana Carolina da Silva Rocha

INFLUÊNCIAS DO MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS EGRESSOS DE 2014

David Vieira Carneiro

MEDIAÇÃO E EaD: um estudo sobre as representações dos atores da educação presencial e a distância

Geisa Aparecida Martins Bizarria

A ARTE DE INCLUIR: As Artes Visuais na inclusão de crianças com Síndrome de Down pela ótica docente.

Lúcio Mauro da Cruz Tunice

CLIMA E CULTURA ORGANIZACIONAL APÓS MUDANÇAS ADMINISTRATIVAS NUMA UNIDADE ESCOLAR

Margarete Passos dos Santos de Oliveira

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE EDUCADORES E EDUCANDOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE VIOLÊNCIA ESCOLAR

Maria Tereza Rocha Ramos

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: Representações Sociais de professores do Ensino Fundamental em escolas municipais no sudoeste da Bahia

Pedro Henrique Vieira

IDENTIDADE DE GÊNERO NA ESCOLA: ESTIGMA E DIVERSIDADE

Regiane Cristina de Oliveira Morais

REDES SOCIAIS E APLICATIVOS COMO FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO DOS SURDOS

Susana Verena Macário Rosa

MÚSICA E ESCOLA: Estudo de caso de uma prática em uma escola de ensino fundamental no vale do Paraíba

Thaísa Rocha Reis

O COORDENADOR PEDAGÓGICO E A DIVERSIDADE DE GÊNERO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Vanessa Gabriela Fernandes

CONSELHO PARTICIPATIVO DE CLASSE: um espaço interdisciplinar de gestão das aprendizagens e de tomada de decisões na escola

Viviane Cristina Pavanetti de Souza

VISÃO DE GESTORES E DOCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A INCLUSÃO DE CRIANÇAS EM VULNERABILIDADE SOCIAL

Turma 2016 B

AUTOR

TÍTULO

DOWNLOAD

Adriana dos Anjos Pereira da Silva

SER PROFESSORA: o trabalho da docência em tempos diferentes de atuação

Adriana Hellen Lima dos Santos

ESCOLARIZAÇÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: escolha de caminhos pedagógicos

Camila Fornaciari Felício

GINÁSTICA ARTÍSTICA:UM ESTUDO DE CASO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Cilmara Aparecida Ribeiro

PROJETO INTERDISCIPLINAR EM UM CURSO DE TECNÓLOGO EM EaD: perspectivas discentes

Edna de Almeida Seixas Carvalho Pena

A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA: curso técnico integrado ao Ensino Médio

Emilton Alves de Carvalho

O PROFESSOR DE SUCESSO DOS CURSOS DE ENGENHARIA E TECNOLOGIA: uma análise de suas práticas

Fernanda Araujo Coronado

DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO? NARRATIVAS DE EDUCADORES SOBRE O IDEB

Gláucia Rodrigues da Costa

NECESSIDADES FORMATIVAS DE DOCENTES DE ENSINO SUPERIOR

José Ronivan de Faria

EDUCAÇÃO FÍSICA: o que pensam os professores sobre sua área e os saberes docentes

Leonardo Alex dos Santos

PROJETOS INTERDISCIPLINARES A PARTIR DO USO DAS TIC: desafios e possibilidades na percepção dos professores

Luciana Siqueira Machado de Melo

A ATENÇÃO À SAÚDE DO ESCOLAR NAS TRAJETÓRIAS DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO

Lúcio Luzetti Criado

UM ESTUDO SOBRE O USO DA GAMIFICAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Maria de Fátima Gomes Sanches

PRÁTICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA COMO SEGUNDO IDIOMA PARA O ENSINO MÉDIO

Nelson Luzetti Criado

UM ESTUDO SOBRE TEMAS TRANSVERSAIS E O USO DE TECNOLOGIAS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO ENSINO TÉCNICO

Priscila Cristiane Escobar Silva

AS TIC NA EDUCAÇÃO: concepções docentes e discentes sobre as ferramentas digitais Google for Education

Renato José Fernando

A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES E ALUNOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO ENSINO TÉCNICO SOBRE PROBLEM BASED LEARNING

Rosana Passos Quitério de Carvalho

O PROFESSOR SURDO: um estudo sobre a constituição de sua profissão docente

Sandra Mara Tavares Rodrigues

O COORDENADOR PEDAGÓGICO E OS DESAFIOS DA SUA FUNÇÃO NA ESCOLA

Vitor Paulo Fida da Gama

PUXANDO REDES DO MAR: as representações sociais dos docentes da escola da Vila de Pescadores de Picinguaba-Ubatuba.

Turma 2015

AUTOR

TÍTULO

DOWNLOAD

Aretusa Vanessa Melissa Alves

IMPLICAÇÕES DO PROGRAMA ENSINO INTEGRAL PARA O TRABALHO DOCENTE: o olhar dos professores

Cristiane Sampaio de Almeida Castro

PROFESSOR E AUTONOMIA À LUZ DO ESPELHO: reflexos convergentes?

Deborah Arantes de Araújo

PRÁTICAS FORMATIVAS E APRENDIZADO PROFISSIONAL: o que dizem os professores

Eliana Sodré Mendes

RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA PERSPECTIVA DE PROFESSROES: escola, currículo e cotidiano escolar

Erika Pastorelli Pocker

O DIRETOR DE ESCOLA E O ENFRENTAMENTO DE CONFLITOS: necessidades formativas

Fernanda Rabelo Prazeres

CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS ATUANTES NA ÁREA DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Goretti Cristina Neves Marques Ribeiro de Carvalho

A RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA: contexto da comunidade ribeirinha em uma escola pública estadual de um município do vale do Paraíba-SP

Heloisa Helena Ferreira Correia

A ESCOLA: espaço de construção da docência

Joana Jesus Silva

AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO REFORÇO ESCOLAR Um estudo das práticas docentes nas escolas rurais

Mirro Andreolo da Silva Costa de Moraes

TRAJETÓRIAS PROFISSIONAIS DE PROFESSORAS COORDENADORAS PEDAGÓGICAS

Patrícia Batista Ribeiro

DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL NO CONTEXTO ESCOLAR: Um estudo das interações sociais em uma escola de Educação Infantil

Priscila Aparecida Dias Salgado

ESCOLA, CURRÍCULO E INTERDISCIPLINARIDADE: um estudo sobre os pressupostos que constituem a prática interdisciplinar de uma escola de educação básica

Rafaela Cristina Ribeiro da Luz

A EDUCAÇÃO INTEGRAL E A PRÁTICA NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DE TEMPO INTEGRAL DE UM MUNICÍPIO DO VALE DO PARAÍBA PAULISTA

Rafael Marques Gobbo

UM ESTUDO SOBRE A INICIAÇÃO PROFISSIONAL DE BOLSISTAS EGRESSOS DO PIBID

Sandra Maria da Silva Oliveira

DANÇA NA ESCOLA: uma experiência sob a perspectiva da arte na inclusão e desenvolvimento de alunos surdos

Vidal da Mota Ferreira

PROFESSORES ENGAJADOS: Concepções acerca da formação política

Vivian Miné Geraldo Garcia

ATUAÇÃO DOCENTE EM SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS: ações desenvolvidas no contexto escolar

Turma 2014

AUTOR

TÍTULO

DOWNLOAD

Acácio Alves de Oliveira

TRAJETÓRIAS PROFISSIONAIS DE PROFESSORAS EM ESCOLAS MULTISSERIADAS

Andreia Dias Pires Ferreira

PROFESSORES INICIANTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS: ingresso profissional, expectativas e possibilidades

Carla Rizzi Antunes da Silva Bafini

VIDÊNCIAS DO SUCESSO ESCOLAR EM UMA UNIDADE REGULAR DE ENSINO NO ESTADO DE SÃO PAULO

Célia Gomez Sardinha da Silva

AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO/DO CAMPO POR DOCENTES E MÃES DE ALUNOS, EM UMA CIDADE DO VALE DO PARAÍBA PAULISTA

Cristiane de Morais Rosa

A ATUAÇÃO DO INTÉRPRETE EDUCACIONAL DE LIBRAS NO PROJETO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL BILÍNGUE NO INTERIOR PAULISTA

Denise Teberga Mendanã

INCLUSÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: os projetos como opção metodológica

Elisete de Andrade Leite

INCLUSÃO ESCOLAR E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: um estudo sobre a relação família, escola e trajetórias escolares

Fernanda Siqueira Almeida e Fonseca Morais

PROCESSOS FORMATIVOS E PRÁTICA DOS PROFESSORES: perspectiva de participantes do programa letra e vida

Glória Souza de Almeida

PROFESSORES INICIANTES: o ingresso profissional nos anos finais do ensino fundamental

Hilma de Pinho Souza

DESAFIOS DE UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Legislação e Ação afirmativa para o Negro

Joara Aparecida Ribeiro Schran Gil

ALFABETIZAÇÃO: desafio interdisciplinar para o ensino de leitura e escrita sob a perspectiva das professoras alfabetizadoras

Joseane Amancio Pinto

PROFESSORES INICIANTES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO SÃO JOSÉ DOS CAMPOS: inserção, desafios e necessidades

Leda Helena Galvão de Oliveira Farias

BIOGRAFIA E FORMAÇÃO: aportes do Professor Mediador Escolar e Comunitário

Luciana de Oliveira Rocha Magalhães

CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS INCLUSIVAS NO ENSINO FUNDAMENTAL I: a voz do professor

Roberto Fonseca

A PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DE SÃO PAULO: currículo e prática

Shirley Rosane Aparecida Fernandes Monteiro

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, DOCÊNCIA E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO FÍSICA NAS ESCOLAS RURAIS/CAMPO/ROÇA DO MUNICÍPIO DE CUNHA, SP

Stefânia de Magalhães Andrade Barbosa

BOAS PRÁTICAS NA ESCOLA PÚBLICA: características de bons professores na visão de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental

Vanessa Godoy Lopes da Silva

VISÕES DOS PROFESSORES SOBRE A APRENDIZAGEM PROFISSIONAL: CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA

Vivian Maria Senne de Assis

FORMAÇÃO E PROFESSORES: construindo práticas por uma cultura de paz