DESTAQUE:

MPE – Temas de dissertação

Veja mais detalhes.

 

Mestrado Profissional em Educação

O Mestrado Profissional em Educação foi aprovado pelo MEC/CAPES no ano de 2013 com nota 4. A primeira turma terá início em março de 2014.

O curso tem por objeto de estudo e pesquisa a formação docente para a Educação Básica, analisando a formação docente em si, as políticas públicas que influenciam essa formação, os processos cognitivos e de aprendizagem que a fundamentam, as alternativas pedagógicas, metodológicas e tecnológicas que a apóiam.

O MPE é um mestrado stricto sensu com dois anos de duração ao longo dos quais os mestrandos devem cursar disciplinas das áreas de concentração do programa e preparar uma dissertação para ser defendida diante de uma banca de doutores da área.

OBJETIVOS
O Mestrado Profissional em Educação tem como objetivo fundamental formar professores da educação básica comprometidos com a superação dos problemas educacionais do Brasil e preparados para adequar suas práticas educativas às diferentes realidades socioculturais, favorecendo a inclusão e a aprendizagem de todos os alunos. Tem como objetivos específicos:

  • Promover conhecimento sobre teorias e práticas pedagógicas que forneçam suporte para o aprimoramento das estratégias pedagógicas utilizadas na prática profissional;
  • Formar professor capaz de relacionar as teorias e práticas estudadas à diversidade dos alunos a fim de promover um processo educativo que garanta a aprendizagem de todos;
  • Oferecer conhecimento sobre as alternativas pedagógicas de intervenção educativa que busquem a adaptação à diversidade sociocultural, integrando a experiência e os saberes dos alunos;
  • Fomentar a interlocução e o intercâmbio permanente com Programas de Pós-Graduação e equipes de pesquisa, nacionais e internacionais, bem como com instituições de governo e da sociedade civil que atuem na área de formação docente para a Educação Básica.

ATUAÇÃO PROFISSIONAL
O profissional egresso do MPE possui competências teóricas e práticas nos processos de ensino-aprendizagem para a Educação Básica, estando qualificado para atuação nessa área de conhecimento. Será um profissional capaz de articular, de forma conjunta e integrada, conhecimentos interdisciplinares oriundos das diversas áreas que integram o programa. Poderá atuar em diferentes esferas das organizações privadas, públicas e não governamentais, tendo em vista a formação de profissionais voltados para a Educação Básica.

Coordenação: Profa. Dra. Edna Maria Querido de Oliveira Chamon
 

Local das aulas:
Pró Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação
Rua Visconde do Rio Branco, 210, Taubaté – SP – CEP: 12020-040

Secretaria do curso:
Secretaria de Pós Graduação
Rua Visconde do Rio Branco, 210, Taubaté – SP – CEP: 12020-040
Contato: (12) 3625-4151 / 3624-1657

Mais informações:
E-mail: cursospos@unitau.br

Regulamento do Curso de Mestrado Profissional em Educação

Revista Ciências Humanas
Skip to content