DESTAQUE:

MDH – Temas de dissertação

Veja mais detalhes.

 

Mestrado em Desenvolvimento Humano

O Mestrado em Desenvolvimento Humano (MDH) foi aprovado pelo MEC/CAPES no ano de 2009, tendo iniciado sua primeira turma em março de 2010.

Vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação e Desenvolvimento Humano (PPGEDH), ele estrutura-se em torno da temática do desenvolvimento humano, desdobrando-se em dois eixos de pesquisa: Desenvolvimento Humano, Identidade e Formação; Contextos, Práticas Sociais e Desenvolvimento Humano.

O MDH é um mestrado stricto sensu com dois anos de duração ao longo dos quais os alunos devem cursar disciplinas das áreas de concentração do Programa e preparar uma dissertação para ser defendida diante de uma banca de doutores da área.

Objetivos

O MDH  tem como objetivo formar pesquisadores e gerar conhecimentos a partir de uma perspectiva interdisciplinar do desenvolvimento humano, tendo como fio condutor a formação (formal e informal) em seus diversos contextos.

Como objetivos específicos procura:

a)      fornecer formação teórico-investigativa àqueles que, em razão de seu comprometimento social, buscam compreender as ações implementadas pelo governo e outras instâncias de regulação e investigar os seus impactos nos direcionamentos das políticas formativas para que se efetive o exercício da cidadania.

b)      Formar pesquisadores capazes de investigar e refletir sobre os vários ambientes de formação, suas formas e contextos, e apontar suas contribuições para o desenvolvimento humano.

c)      Fomentar a interlocução e o intercâmbio permanente com Programas de Pós-Graduação

Atuação do profissional

O egresso do MDH possui competências teóricas e práticas em Desenvolvimento Humano, qualificado para atuação nesta área de conhecimento com espírito crítico e investigativo. Será um pesquisador/docente capaz de aplicar, de forma conjunta e integrada, conhecimentos multidisciplinares oriundos das diversas áreas que integram o Mestrado em DH. Com isso, o Programa poderá ampliar a interface da Universidade de Taubaté com as diferentes esferas das organizações privadas, públicas e não-governamentais, tendo em vista a formação de recursos humanos altamente qualificados para a atividade profissional da formulação, complementação e avaliação de políticas sociais, e atentos ao desenvolvimento do sujeito ao longo de sua vida.

Coordenação:  Profa. Dra. Edna Maria Querido de Oliveira Chamon
Endereço: Rua Visconde do Rio Branco 210 – Centro – CEP: 12100-000
Contato: (12) 36241657

 

Regulamento do Curso Mestrado em Desenvolvimento Humano

 

Revista Ciências Humanas
Skip to content